Esta pesquisa segue rigorosamente todos os principais procedimentos para garantir pré-requisitos em ética em pesquisa. Certificou-se da adequação do escopo dos temas investigados, o formato das abordagens e postura do entrevistador tendo em vista o impacto da entrevista para o participante. A adequação foi feita na busca de oferecer um risco mínimo na relação de risco-benefício dos participantes.
A última edição do estudo foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (CEP-UNIFESP) e na Plataforma Brasil:
CAAE: 46249121.7.0000.5505
Todas as abordagens são feitas através de um rapport padronizado, onde os seguintes aspectos são explicados antes de dar início à entrevista propriamente dita:
- Caráter de convite: O entrevistador aborda os possíveis participantes explicando que se trata de uma pesquisa para melhor entender o perfil dos frequentadores da Cena de Uso, perguntando se este gostaria de participar. Não haverá nenhum tipo de persuasão ou oferta de pagamento em dinheiro, apenas a oferta de um lanche no momento da entrevista.
- Leitura do TCLE: Tendo em vista uma resposta positiva do participante, o entrevistador entrega a cópia do TCLE em mãos e ao mesmo lia o termo, destacando os seguintes aspectos:
- Coerção: Esclarecimento da não obrigatoriedade de participação, sem qualquer consequência ou retaliação;
- Esclarecimento quanto ao tema e objetivos da pesquisa bem como o tempo estimado para a entrevista;
- Possibilidade de desistência ou interrupção da entrevista: esclarecimento também da possibilidade de negar a resposta de qualquer questão caso sinta-se desconfortável.
- Garantia de todos os aspectos de sigilo e confidencialidade dos dados obtidos: O entrevistador esclarece que nenhum nome seria coletado, sendo os dados analisados como um todo e não individualmente.
- Garantia de acesso a maiores informações a respeito da pesquisa e respaldo do coordenador da pesquisa para prestar esclarecimentos.
- Garantia da possibilidade de conhecer os resultados da pesquisa.
Todos os participantes recebem uma cópia do TCLE e assinam (ou rubricam) a autorização, que inclui a confirmação dos esclarecimentos mencionados acima.
Reforço sobre os termos de consentimento que acompanham os entrevistadores em campo:
– Disponibilizar dados e subsídios para implementar as intervenções e estratégias utilizadas pela rede de assistência e saúde dos diferentes territórios.
– Informar gestores públicos quanto as demandas prevalentes na região para a determinação de prioridades na implementação de equipamentos e serviços.